Tópicos
Uma canção é emblemática de uma época em que se questionava mais a valorizavção da amizade, da fraternidade e da solidariedade... Pena que agora já não tenhamos as mesmas preocupações...
A meritocracia é uma das plataformas filosóficas e políticas do neoliberalismo. Segundo seus preceitos, tudo é resultado dos méritos individuais. Dedicação, garra, determinação, empenho e ambição fazem as coisas acontecerem e, seguindo esses valores, o sucesso da vida boa é garantido. Com base nesse preceito eles defende uma sociedade com total liberdade para as pessoas agirem na certeza de que os melhores - aqueles que têm mais méritos - vencerão sempre. So que não é bem assim.
A solidariedade é parte da natureza humana, tanto quanto a competitividade. Mas para muitos, ela é esquecida. E é preciso lembrar sempre disso. E cultivá-la porque, só isso, pode mudar o mundo.
Quatrocentas e oitenta e nove mil pessoas morrem por ano por causa do calor; 61 mil no verão passado, só na Europa. A onda de calor de 2021 no noroeste do Pacífico matou 1 bilhão de criaturas marinhas. Os oceanos absorvem, por segundo, o calor equivalente a cinco bombas atômicas. Outra onda de calor, na Antártica, levou os termômetros aos 20ºC. O recorde histórico de alta temperatura do Canadá foi batido em 2021, com 49,6ºC. Da Europa também: 48,8ºC, na Sicília. Há menos de um mês, uma cidade chinesa marcou 52,2º C. Julho de 2023 foi o mês mais quente de que se tem registro. A última vez que o planeta esteve tão quente foi 125 mil anos atrás. O número de dias em que a temperatura passa dos 50ºC em algum canto do mundo dobrou desde a década de 1980. Cerca de 30% da população mundial está exposta a ondas de calor mortíferas mais de 20 dias por ano. Há uma chance de 98% de que ao menos um dos próximos cinco anos seja o mais quente de que se tem notícia. No fim deste século, até 75% dos habitantes da Terra viverão sob risco de morte por causa de eventos climáticos causados pelo calor. Desde a década de 1990, ondas de calor causadas por mudanças climáticas custaram à economia US$ 16 trilhões. São as mudanças climáticas se mostrando para o mundo. E as coisas tendem a piorar muito....
O Pastor Caio Fábio, uma excessão entre os "pastores", demonstra um cristianismo solidário, como Jesus Cristo defendeu, muito diferente das religiões que se dizem "cristãs". Eu estou nessa: apesar de agnóstico, sou cristão do ponto de vista moral e ético. E Jesus foi, de fato, revolucionario. Tire-se o pecado original e o Deus do Velho Testamento, do ponto de vista moral e ético, Jesus apresentou um caminho para sermos solidários. E isso é o que faz toda a diferença.
Leia mais: Uma visão dos cristãos - totalmente Solidarista - diferente do que a costumamos ver.
- Sobre o autor: Professor Miguel Gomes
A ganáncia por dinheiro, tranforma alguns em serial killers... proteja-se....
Nosso Blog vai falar de tudo que interessa para quem acha que existem caminhos para superar as desigualdades, a miséria, a fome, a injustiça social e todas as iniquidades do mundo. Somos militância! Queremos mudanças! Mas somos democratas e consideramos que a polarização atual das visões de mundo reduzem os problemas a questões de fé.
Leia mais: Bem-vindo ao nosso blog
- Sobre o autor: Professor Miguel Gomes
Na prática todo mundo tem uma ideologia se considerarmos ideologia como: “um conjunto de crenças, valores e a hierarquia desses valores que nos permitem entender a realidade e agir para que possamos encaminhar nossa participação no mundo na direção de como achamos que a realidade deveria ser”.
Todos têm alguma lógica ideológica, simplesmente porque as pessoas agem com base em seus próprios valores, aprendidos ou adquiridos ao longo da vida.
Para ser um Solidarista você não precisa deixar de ser nada, pode seguir qualquer caminho ideológico, filosófico, religioso ou político. O Solidarismo une! Mas para pôr em prática o Solidarismo você só precisa calibrar o valor da solidariedade em sua hierarquia de valores para um nível cada vez mais alto de importância, de forma sistêmica.