Na prática todo mundo tem uma ideologia se considerarmos ideologia como: “um conjunto de crenças, valores e a hierarquia desses valores que nos permitem entender a realidade e agir para que possamos encaminhar nossa participação no mundo na direção de como achamos que a realidade deveria ser”.
Todos têm alguma lógica ideológica, simplesmente porque as pessoas agem com base em seus próprios valores, aprendidos ou adquiridos ao longo da vida.
Para ser um Solidarista você não precisa deixar de ser nada, pode seguir qualquer caminho ideológico, filosófico, religioso ou político. O Solidarismo une! Mas para pôr em prática o Solidarismo você só precisa calibrar o valor da solidariedade em sua hierarquia de valores para um nível cada vez mais alto de importância, de forma sistêmica.
Sabemos que a solidariedade é um valor importante para muita gente, embora elas a manifestem em setores específicos: veganos e vegetarianos, são solidários com os animais, assim como os defensores da causa animal. Integrantes de movimentos sociais são solidários com as pessoas que sofrem preconceitos, assim como aqueles de defendem as minorias sociais. Pessoas que participam de atividades voluntárias, normalmente o fazem por serem solidários. Alguns grupos religiosos atuam também de forma solidária como princípio religioso. Ambientalistas, da mesma forma, são solidários com a biodiversidade e com todos os seres vivos da Natureza. Mas isso não faz deles Solidaristas, por serem ações pontuais e específicas.
Para ser Solidarista é preciso colocar a solidariedade como o motor principal da sociedade, seja através da economia, da política, do meio ambiente, nas relações com todos os seres vivos e em tudo mais que se relacione com a vida e o planeta.
Para ser um ativista do Solidarismo, existem práticas e atitudes importantes que você pode encontrar no nosso site clicando aqui.
E, aí sim, poderemos melhorar o mundo!