Henry David Thoreau foi um autor norte-americano, poeta, naturalista, pesquisador, historiador e filósofo. Ele é mais conhecido por seu livro “Walden – ou a vida no Bosque”, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, e por seu ensaio “A Desobediência Civil”.
É um livro intrigante porque parece que ele o escreveu na semana passada, dada a sua atualidade. O que mais chama a atenção, sem dúvidas, é que – mesmo tanto tempo depois de escritas – as ideias de Thoreau expostas em Walden ainda continuam vanguardistas e chocantes

walden casa placa comp

“Eu fui à floresta porque queria viver livre. Eu queria viver profundamente, e sugar a própria essência da vida… Expurgar tudo o que não fosse vida; E não, ao morrer, descobrir que não havia vivido“.

 

 

 

 

Walden, conta a experiência vivida por Thoreau, é uma obra que expressa os ideais de um dos maiores críticos da civilização industrial. Publicada em 1854, aborda temas ainda relevantes para o homem contemporâneo, como a liberdade e o respeito à natureza. Tudo começa com um experimento social intrigante: anos antes da publicação do texto, Thoreau se retira para a propriedade de um amigo às margens do lago Walden, buscando se afastar de uma sociedade cada vez mais complexa. Lá, ele adapta suas habitações, constrói seus móveis, planta e prepara seus alimentos e faz descobertas espirituais. Através de uma vida simples e autossuficiente, ele cria sua utopia. Apesar de ser uma crítica à vida urbana do século XIX, Walden ainda é capaz de provocar reflexões importantes sobre nosso modo de vida. Ao longo de mais de um século, tornou-se uma referência para movimentos libertários, ecologistas e todos aqueles que buscam uma vida mais harmoniosa.

É um livro intrigante porque parece que ele o escreveu na semana passada, dada a sua atualidade. O que mais chama a atenção, sem dúvidas, é que – mesmo tanto tempo depois de escritas – as ideias de Thoreau expostas em Walden ainda continuam vanguardistas e chocantes.
É como se ele adivinhasse que, um século e meio mais tarde, Walden iria se transformar de tal forma na bíblia do movimento preservacionista –
bem como no manual da desobediência civil e no livro de cabeceira dos rebeldes cheios de causas – que, conforme observou John Updike, a obra “corre o risco de se tornar tão citada e tão pouco compreendida quanto a própria Bíblia”.
A filosofia de Thoreau da “desobediência civil” influenciou o pensamento político e ações de personalidades notáveis que vieram depois dele, filósofos e ativistas como Liev Tolstói, Mahatma Gandhi , e Martin Luther King, Jr., entre outros. E também inspirou o movimento Hippie e todo o ativismo ambiental

 

Baixar PDF

Nenhum comentário