Se você vivesse sozinho talvez não precisasse ter uma ideologia. Mas desde a Grécia Antiga, já sabemos, que o Homem existe na Pólis. Então, na vida em sociedade precisamos chegar a consensos. E é para isso que servem as ideologias: para unir quem pensa parecido. E para podermos remar na mesma direção. 

 


 

BIBLIOGRAFIA:
Terry Eagleton – Ideologia: uma introdução; Slavoj Zizek - Um mapa da Ideologia; John Scott (org) – Sociologia: conceitos-chave K.V.Silva e M.H. Silva – Dicionário de conceitos históricos; Marilena Chauí – O que é Ideologia?; Michel Vovelle – Ideologias e Mentalidades; Norberto Bobbio (org) – Dicionário de Política; John B. Thompson - Studies in the Theory of Ideology; Martin Seliger - Ideology and Politics

Ideologia. Eu quero uma pra viver!


Como entendemos

Nossa visão é: "um conjunto de crenças, valores e a hierarquia desses valores que nos permitem entender a realidade e agir para que possamos encaminhar nossa participação no mundo na direção de como achamos que a realidade deveria ser."

Não gosta da palavra Ideologia?

Muitos dão uma conotação negativa. Você pode chamar de várias maneiras o Solidarismo: ideário, Sistema de Valores, Princípios, filosofia ou outros termos, se preferir. Nós escolhemos a palavra ideologia porque ela aponta uma direção real e material para mudar o mundo para melhor.

Precisamos ganhar o Poder?

Não necessariamente! A maior parte das ideologias objetiva impor-se às outras, através da tomada do poder. E, chegando ao Poder, decidir como o mundo será. Este não é o caso do Solidarismo. O Solidarismo não objetiva o Poder. ele é uma via superior que quer mudar o comportamento das pessoas e o poder em si.